Pages

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Papel da escola e do aluno no processo de ensino-aprendizagem

Respondendo a uma pergunta sobre o papel do aluno dentro da escola, a educadora, leitora de blogs, Leila Campos, escreve:
"Diante da situação atual da educaçao brasileira é até interessante responder esta pergunta. Estamos vendo vários alunos desinteressados, desmotivados, indolentes, que parecem ir à escola apenas para passear. Na verdade, acredito que falta a estes alunos justamente entenderem que na escola eles têm como função aprender a relacionar, a ler, escrever, serem cidadãos dignos e aptos para serem no futuro os governadores de uma terra quase em extinção. A função do aluno é muito séria, mas infelizmente muitos deles chegam nesse ambiente de crescimento e desenvolvimento totalmente "inocentes" sobre o 'porquê' e o 'para quê' estão ali. Então cabe à comunidade escolar em primeiro momento mostrar ao aluno o motivo de existir a escola. Pode-se observar que a maioria deles "ama" tal espaço, por isso precisam entender que lá não é apenas um espaço de lazer, encontrar amigos, merendar e fugir das responsabilidades atribuidas pelos pais em casa.
É na escola que será acrescentada e muitas vezes até ensinado a eles que o futuro da humanidade está no aprendizado que só a escola pode proporcionar. Seria por aí???"

E você o que acha? Qual o papel da escola e do aluno no processo de ensino-aprendizagem? Deixe sua opinião sobre este assunto nos nossos comentários.
 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa