Pages

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Papel da escola e do aluno no processo de ensino-aprendizagem

Respondendo a uma pergunta sobre o papel do aluno dentro da escola, a educadora, leitora de blogs, Leila Campos, escreve:
"Diante da situação atual da educaçao brasileira é até interessante responder esta pergunta. Estamos vendo vários alunos desinteressados, desmotivados, indolentes, que parecem ir à escola apenas para passear. Na verdade, acredito que falta a estes alunos justamente entenderem que na escola eles têm como função aprender a relacionar, a ler, escrever, serem cidadãos dignos e aptos para serem no futuro os governadores de uma terra quase em extinção. A função do aluno é muito séria, mas infelizmente muitos deles chegam nesse ambiente de crescimento e desenvolvimento totalmente "inocentes" sobre o 'porquê' e o 'para quê' estão ali. Então cabe à comunidade escolar em primeiro momento mostrar ao aluno o motivo de existir a escola. Pode-se observar que a maioria deles "ama" tal espaço, por isso precisam entender que lá não é apenas um espaço de lazer, encontrar amigos, merendar e fugir das responsabilidades atribuidas pelos pais em casa.
É na escola que será acrescentada e muitas vezes até ensinado a eles que o futuro da humanidade está no aprendizado que só a escola pode proporcionar. Seria por aí???"

E você o que acha? Qual o papel da escola e do aluno no processo de ensino-aprendizagem? Deixe sua opinião sobre este assunto nos nossos comentários.

36 comentários:

Anônimo disse...

faltas mas enterese dos alunos pelo estudo é mas dedicação da parti de seus pais

nome rildo weslley turma

Anônimo disse...

muitas vezes os aluno so vem pra escola pra passa o tempo
e brinca e não se enteressa por nada que o professo passa na sala de aula e que falta e o interesse do aluno

Anônimo disse...

o texto fala sobre poucos alunos que vem brincar na escola mas a maioria vem para estudar aprender e muito mas.
thiago 104

Anônimo disse...

Ola meu nome é Everton , Eu acho que os alunos tem que ter disciplina cada um tem que ter consiencia que a escola é para estudar e não para brincar como alguns alunos vem fazendo . por isso estude e faça valer seus direitos......

Anônimo disse...

Os alunos gostam de estudar e também ver as gatinhas!!!!!!!

Marcos 104

Unknown disse...

sobre isso tudo o que eu achei e que a diretora da escola tem que convesa mais com os alunos para poder sabe o que se passa na vida deles
porque pode ser algum problemas que não deixa o aluno se entesa nas aula

Unknown disse...

Na minha opnião o papel da escola e dos professores é ensinar, mas sim também aprender muitas coisas boas e novas ,assim também como o aluno.
E assim poder alcançar seus objetivos e ultrapassar
suas barreiras .

Unknown disse...

Na verdade muitos alunos mesmo não saber o que estão fazendo pensão,quer não vam precisar do estudo no futuro
então não querem ser interessa no estudo.

Mais o quer agente aprender na escola levamos pra toda vida por iço e muito importante estudamos.

Anônimo disse...

esse comentário para que os alunos possam refletir que a
escola ñ um lugar de lazer + sim de aprende!!!!!!!!!!!



aluna:JECY

Unknown disse...

NÃO SERIA ADEQUADO A PROFESSORA DIZER QUE TODOS OS ALUNOS "GOSTÃO DE VIR ASSISTIR AS AULAS" POR QUE NEM TODOS OS ALUNOS VEM PARA AS AULAS PARA ESTUDAR E SIM MAS PARA FUGIR DE SUAS RESPONSABILIDADES,NÃO AJUDAR OS PAIS OU POR QUE ACHAM QUE A ESCOLA E UM LUGAR DE DESFILE OU PRAÇA PUBLICA POR ISSO EU ACHARIA QUE A PROFESSORA DEVERIA MEDIR
AS CONSEQUENCIAS DE SUAS PALAVRAS AO DIZER QUE TODOS OS ALUNOS ADORÃO VIR AS AULAS.

BY.DJ.LAD

Anônimo disse...

Este texto consiste em um a mera reflexão
para os alunos reflectir sobre este assunto que e bem polémico.Concordo que todos devem contribuir com o crescimento da escola.

lindas disse...

Bom eu acho que alguns alunos deveriam fazer o seu papel na escola,que é aprender é estudar,tudo o que os professores nos ensinam,mas também tem professores que não explicam melhor sua matéria , e as vezes nem dá vontade de estudar,porque quando o professor é bom ele não dura muito.
adelina

Anônimo disse...

bem a escola é um lugar de aprende ñ de namora e sim de
estuda!!!!!!!!!!!!


aluno:welinton

Unknown disse...

A Escola está fazendo sua parte só falta mais interesse dos alunos, para isso a direção deveria ter mais diálogo,dessa forma serviria de incentivo para que eles voltem a valorizar mais os seus estudos e voltem a tirar boas notas no final do anos.

Anônimo disse...

é isso é verdade muitas pessoas vem para escola só para isso mesmo citado no texto. é por isso que muitas pessoas hoje em dia não sabe absolutamente quase nada pelo fato de não se interessar com os estudos,mais se pensarmos pelo outro lado o que nos espera no futuro é nada mais do que a nossa aprendizagem na escola,para que a gente possa ter algo para exercer.......

jeissylene!!!!

Unknown disse...

ela estar certisima o aluno não deve vir a escola so para fugir das tarefas de casa nada pelo fato de não se interessar com os estudos,mais se pensarmos pelo outro lado o que nos espera no futuro é nada mais do que a nossa aprendizagem na escola,para que a gente possa ter algo para exercer...








ass:dieguinho 103 edimundo de queroz

PlugzChagas disse...

Concordo Plenamente com a Jecy é pq muitos alunos vem para o colégio pra Passear e se divertir do que estar dentro da sala aula estudando , pq passeio e diversão não vai levar ninguém para nenhum lugar e a escola abre portas para o seu futuro e para os seus filhos !

Anônimo disse...

e isso e verdade muitos alunos vem pra escola so para brincar,muitas das vezes.a escola e um lugar de aprendizagem.

suelem 102

Anônimo disse...

A escola é um lugar onde todos se reunem para um aprendizado melhor

.;.;.;.;DIOVAN;.;.;.; disse...

bom a escola tem o papel de ensinar na educação do aluno

Unknown disse...

isso é verdade os alunos vem para escola é para estudar não para ficar nos corredores da escola se eles não querem assisti aula porque eles não ficam na casa deles etc...

Unknown disse...

Concordamos com quase tudo nesse texto, mas sabemos que nem todos os alunos vem para estudar e talvez se tivesse um incentivo maior que atraisse os alunos para a escola com certeza os alunos iriam estar mais presente no ambiente escolar, iriam gostar de vir à escola (não só pelos amigos e/ou merenda). Mas o que será que faz os alunos se interessar pela escola? Talvez aulas mais dinâmicas, com Interatividade entre professor e alunos seria uma boa.

By: Pamela, Verônica, Walter

Anônimo disse...

O papel do aluno na minha opinião: é estudar e do professor é de ensinar, educar.
Mas infelizmente a maioria dos alunos não fazem questão de estudar, mas sim fazem questão de atrapalhar a aula do professor e riscar a escola etc....
Mas como a minha tia diz: Não é a escola que faz o aluno , mas sim o aluno faz a escola.

Rayssa 102


Beijos

Unknown disse...

Imfelizmente essa é uma dura e triste realidade das intituições de ensino atualmente.
Nâo devemos generalizar,lógico,mas, grande parte dos alunos só vem para as escolas para rever os amigos fazer outros e se divertir. Enquanto o real motivo de estarem na escola, o de aprender é ignorado. Existem tantas pessoas que querem pelo ao menos ter a chance de estudar em uma escola e não têem essa oportunidade porque o governo de nosso país imfelizmente ainda priva a educação e a qualidade da mesma para poucos. Esses "privilégiados"teem essa grande oportunidade,e a disperdiça.

Anônimo disse...

CABER AO PROFESSOR ESTIMULAR O ALUNO, CONSCIENTIZANDO DE QUE A ESCOLA É E DEVE SER UM LOCAL DE APRENDIZADO, EM TODOS OS SENTIDOS, VOLTO A DIZER QUE CABER AO PROFESSOR DIRECIONAR OS OBJETIVOS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA.

Anônimo disse...

a escola é um lugar de aprendizagem e ñ de vagabundagem

Unknown disse...

O sistema educacional brasileiro passa por um grande problema. A falta de interesse dos alunos é apenas um sinalizador disso. A verdade é que, em grande parte os professores estão despreparados, e sem a vontade de fazer o que deve ser feito: educar. Mas, o que é educar? Este conceito fica muito vago. Será mesmo que educar é ensinar ao aluno, fazer com que ele decore fórmulas e mais fórmulas que de nada servirão depois? Não vamos ser infantis e ingênuos acreditando que isso é importante, pois não é. A escola funciona muito mais como acoitador de pensamentos do que qualquer outra coisa. Temos que apenas aprender os conhecimentos de outros, somos privados de construir o nosso próprio pensamento. Isso é ser cidadão? Para o Brasil sim. Afinal, quanto mais gente acritica melhor, só assim mesmo para manter tantas pessoas podres no poder.
Professores que lêem isso aqui, parem de achar que são verdade absoluta, todos possuem uma parcela de culpa nisso aqui.. existe um fundamento por trás disso tudo para seus alunos não suportarem a sua aula e passarem por uma evasão. Esse conceito de escola é do século passado no entanto tantas coisas mudaram... porque não reverter isso tambem? Não seria muita acomodação dos senhores?

Silene Faro disse...

Oi, Natália, concordo em parte com você. Realmente, temos muitos professores despreparados e desmotivados. Muitos estão desmotivados porque, por mais que eles façam, seus alunos não prestam atenção às suas explicações (não que ele seja o dono da verdade, ninguém é), mas tem muitos professores que instigam, interrogam e provocam seus alunos pra ver se sai alguma coisa ... e nada. Isso é um dos motivos da desmotivação de muitos.
Não, minha querida, educar não é apenas ensinar fórmulas (olha, vou te dizer uma coisa, tem coisas que vc tem que decorar sim, tem fórmulas que são importantes sim), mas é claro que educar não se resume na decoreba. Nunca ninguém afirmou isso e, tenho certeza, que os professores não isso.
Como vc diz "O sistema educacional brasileiro passa por um grande problema [...]todos possuem uma parcela de culpa nisso, inclusive os alunos? Por que será que eles são tão acomodados? Se o professor não está ministrando sua aula como devia, por que o aluno se acomoda, por que ele não reinvendica seus direitos? Será que não há outra forma de mostrar sua insatisfação?
Outra pergunta: o que será que esses jovens pensam do futuro, se não querem estudar?

Natalia disse...

Bom, existem sim movimentos para isso. Claro que em pequenas parcelas, mas eu acredito que isso já é satisfatorio em saber que não existem tantas pessoas apáticas a essa situação ridicula. Não sei onde a senhora mora, porque pelo menos aqui em Salvador existe esse tipo de movimento estudantil, mas dizer que os alunos não fazem nada e são acomodados é ficar no senso comum. Tudo bem que seja um pequeno grupo, mas devemos analisar outra coisa: nos permitem propagar esse tipo de informação? A resposta é não, nos privam desse direito de contestação e de critica ao sistema vigente.
Não seria melhor dizer que os acomodados são os professores, já que enxergam que esse sistema arcaico não dá certo? Pode até ter dado certo no século passado, mas hoje não cabe mais. É preciso aceitar para dar o primeiro passo para a mudança.
Bom, sou aluna do terceiro e por esse e por outros fatores, penso muito no meu futuro. Mas, o que posso te dizer sobre esses jovens, nos quais eu me incluo é que eles querem ir alem dessa linearidade. Afinal, muitas pessoas entendem que a garantia de um futuro vai muito alem disso. Esses jovens não querem ser medidos pelo boletim, nem pelas fardas que vestem. Fardas não, uniforme! Porque na escola somos apenas mais um na engrenagem. Todos iguais assim como no filme Tempos Modernos. Tudo bem que saber as fórmulas é ferramenta para entrar nas faculdades, já que os vestibulares ainda seguem esse tipo de ensino. Mas já que considera importante, ainda consegue lembrar daquelas formulas do seu livrinho empoeirado de fisica? É, isso se chama memória seletiva.
Será mesmo que só vão querer mudar o que obviamente não dá certo quando os vestibulares mudarem? Não acha que deveria ser ao contrário?

Anônimo disse...

Enquanto pesquisadores discutem o que está certo ou errado, esquecem de pesquisar o que a maioria dos alunos querem...nada com nada regras tem qe ser decorada, entendida. Não adianta acusar o ensino de tradicional quando nos concursos e vestibulares é regra, fórmula...então discutir o quê?

Anônimo disse...

Concordo com vc, exige-se tanto que os professores inovem seus métodos de e de avaliação, mas e aí, qd o aluno se depara com o mundo lá fora, ele é avalaiado de modo tradicional e acaba quebrando a "cara".
Leitor de blogs

Anônimo disse...

Eu sou uma estudante e na minha opiniao a midia e os valores que os alunos recebem de casa sao responsaveis pelo comportamento dos alunos.Alunos que tem poucos valores sempre estao desmotivados.Ou seja o problema viria de casa e nem sempre e a escola que e responsavel pelo desenvolvimento do aluno.

Anônimo disse...

o aluno tem que se prepara para ser um cidadão na vida o papel dos aluna na escola é busca cada dia mas vontade de aprender a estuda pois o tempo passa e um dia vai ser combrado de todos

Anônimo disse...

Os alunos vão pra escola fazem o que fazem, tiram notas mais ou menos...brincam , faltam passa de ano, faz o ensino médio mais ou menos, brincam bastante judiam dos professores e depois vem o ENEM e o escambau e depois eles fazem faculdade de graça!E aquele que se esforçou não faltou entregou trabalho no dia certo fica para trás.Faz o enem e não passa! É assim a vida!

Anônimo disse...

Enquanto os números forem a principal preocupação das ESCOLAS a tão sonhada educação não passará de um sonho, pois se 5% dos professores se preocupam co a aprendizagem de seus alunos, outros 95% somente com o salário no final do mês.

Anônimo disse...

É verdade que o ensino no brasil enfrenta á algum tempo diversos problemas, porém a capacidade dos professores em oferecer os conteúdos de forma mais dinâmica e atrativa deve ser questionada, pois os métodos de ensino estão em concorrência com varias distrações extraescolar como jogos eletrônicos, redes sociais e varias outras, uma sugestão seria resgatar um pouco das brincadeiras chamadas "antigas" que proporcionam movimentos, desafios e uma série de outros
benefícios, estimulando o aluno a brincar e divertir-se. (ISSO NA EDUCAÇÃO. FÍSICA).

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa