Pages

sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto: Jornal escolar

"Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito; identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos"

................................................................................................................................

Olá, alunos sejam bem vindos ao blog do jornal da Escola Edmundo Queiroz. Nesse primeiro momento vamos ler o resumo de nosso projeto e no final da postagem vamos dar nossa contribuição no recurso dos comentários nos apresentando no ambiente e escrevendo sobre suas expectativas em relação a esse projeto, em seguida, vamos criar nossos e-mails para termos mais uma ferramenta de comunicação a nossa disposição.

....................................................................................................................................

1- Apresentação

Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e teve o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.

2 – Professora responsável: Silene Faro

3 – Público-alvo: alunos do 3º e do 2º ano do ensino médio e comunidade escolar

4–Duração: ano letivo de 2009-03-20, sendo que o jornal terá a periodicidade bimestral

5- Disciplina envolvida: Língua Portuguesa

6- Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.

7- Objetivo:
-Geral:
-Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
-Produzir um Jornal Escolar com as turmas de 3º e 2º ano do ensino, a fim de que o aluno possa:

· Manifestar o seu saber elaborado;

· Sentir-se motivado a escrever;

· Tornar-se bom produtor de textos;

·Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.

-Específicos:
-Envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na escola quanto na comunidade em geral;

-Valorizar a interdisciplinaridade;

-Contribuir para a compreensão da função sociabilizadora do jornal;

-Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;

-Estimular a adopção de atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;

-Otimizar a sociabilização e o trabalho em equipe;

-Utilizar novas tecnologias de informação;

-Promover hábitos de pesquisa (na Internet e não só) para um maior enriquecimento cultural;

-Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente.

8 – Metodologia:

-No primeiro semestre as turmas do 3º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola, sendo que a 301 ficará responsável pelo jornal impresso e pelo jornal mural e a 302 ficará responsável pelo jornal on-line;

-No segundo semestre, as turmas do 2º ano ficarão responsáveis pelo jornal;

-As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;

-Inicialmente, o jornal terá uma periodicidade bimestral

-Os alunos formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que queiram trabalhar;

-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela coordenadora da sala de informática;

-Os alunos coletarão suas pesquisas na comunidade escolar e local, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos e enviarão para o email da coordenadora para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,

-Depois de formatado, o jornal será impresso e distribuído na comunidade escolar e será feito, também, o jornal mural;

-Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog do jornal.

9- Suporte de publicação: impresso e on-line

10- Recursos:

Ø Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel Chamex, papel madeira, piloto, caneta hidrocor, câmera fotográfica digital, pen drive, fita gomada

11. Avaliação: processual

17 comentários:

em busca de um grande♥mor♥♥ disse...

O jornal da escola serve para incentivar os alunos para expressar suas ideias mostrar seu lado comunicativo.
E manter sempre informado e informando as outras pessoas o que esta acontecendo dentro e fora do EDMUNDO.

Alexandra Ramos disse...

Acredito que trabalhos como esses farao de fato alunos leitores e criticos. Sucesso para toda a equipe. Professora Alexandra Ramos. Itaiba-PE.

Silene Faro disse...

Obrigada professora Alexandra, você é sempre bem-vinda em nosso blog. Estamos trabalhando para isso: formar alunos leitores, escritores e críticos.
Abraços

Anônimo disse...

Algumas pessoas do 3º ano do colégio Graça Aranha(Imperatriz-MA)estão tentando introduzir esse projeto na escola mas, estão achando difícil por causa da falta de ajuda e total inesperiência dos seus mentores, apesar da confiança que temos em nós mesmo e pedimos que se tiverem alguma dica ou uma ideia simples de como começar a fazer um projeto assim, seria muito bem vindo o seu auxílio obrigado pela atenção. ;)

Silene Faro disse...

A melhor dica que poderia lhe dar seria designar alguém para por o projeto em prática, juntamente com alguns alunos. Essa pessoa tem que ficar responsável de incentivar os alunos a produzirem textos para o jornal. Realmente, uma pessoa sozinha tem muitas dificuldades, ela tem que contar com o apoio principalmente dos alunos.

silvano disse...

Aqui em Guarulhos(1 milhão e 200 mil habitantes) região da grande São Paulo,fiz um trabalho motivacional em escolas públicas,incentivando alunos de ensino normal e supletivo a seguirem os estudos até cursar uma faculdade e foi muito gratificante após os resultados começarem a apareçer espero em breve desenvolver este projeto no interior de Pernambuco(arcoverde e região)onde nasci,parabéns pelo trabalho de você, ahh prá finalizar mminhaq formação acadêmica é ciênçias contabéis( s.paulo) e marketing (univ.mogi das cruzes-sp)

Silene Faro disse...

Olá Silvano, que bom conhecer seu trabalho, parabéns, são educadores assim como você que o Brasil precisa,não importa a formação acadêmica, massim o comprometimento com a educação.Realmente é muito gratificante quando vemos frutos de nosso trabalho aparecer. Continue nos visitando.

Paula disse...

OLÁ,quero muito montar um projeto de jornal com minhas turmas de 8ª séries , gostei muito do seu projeto ,e gostaria de saber como você é a impressão .você tem patrocinadores ???quantas cópias voc~es mandar imprir ???,
obrigada!!
rosana

Silene Faro disse...

Olá, Rosana, infelizmente não temos patrocinadores, por isso o jornal escolar impresso, inicialmente, foi feito em forma de jornal mural, mas pretendemos este ano, se a direção permitir, imprimir alguns exemplares para vender na escola e, assim podermos angariar fundos para o projeto.

www.professorjorgejares.com disse...

Olá sou Profssor Joge Jares, lecionao a as disiplinas de Geografa e Inglês no município de Marituba (PA), meu trablho équaliade no ensino público, com podção de matrial audiovisual e utilização do mesmo. Uma das feramentas que utilizo é a qualificação do corpo docene e corpo técnico, aualmente também assumo o jornal e blog da Escola Paulo Marnhão, por essa razão posso apresntar algmas propostas de suporte e patrocinio, por favor entr em contato comigo pelos seguintes meios / e-mail:jorgejares@hotmail.com cels.:8118-3842, 9157-3959, 82858668.

Desde já agradeço pelo espaço e muito scesso nssa jornadacontra o"SISTMA DE EDUCAÇÃO FADADO AFALÊNCIA"!

ASS.: Professor Jorge Jares

Silene Faro disse...

Olá, professor, obrigada pela visita. Entrarei em contato com vc pelo seu email. Sua ajuda será muito bem vinda por todos nós.

Anônimo disse...

professor vc esta um internalta

Anônimo disse...

Meus cumprimentosprofessor,e confesso estou trabalhando com a criação de um jornal na escola para desenvolver o senso crítico dos alunos e principalmente a leitura e escrita e foi muito útil suas colocações. muito obrigada Lúcia Medeiros -Santo André/PB

Fátima Josué disse...

Achei muito interessante o projeto de vocês do Jornal escolar,estamos pensando realizar um na nossa escola e se possível, gostariamos que vocês nos orientassem na montagem do jornal, que sessões devemos priorizar?
Maria de Fátima Josué - Coordenadora Escolar

Fatima Josué disse...

Olá, meu nome é Fátima Josué,sou Coordenadora Escolar e gostaria que você me passasse as seções do jornal que devem ser priorizada no Jornal Escolar.

Silene Faro disse...

Oi, Fátima, aqui na escola as seções variam muito de edição para edição. A cada edição reunimos com os alunos, são eles que decidem toda a formatação do jornal, eu apenas coordeno. Como sugestão deixo aqui algumas ideias: o editorial (obrigatório), seção de noticiário, de reportagens (pelo uma reportagem escrita), seção cultural (com dicas de filmes, músicas, livros, teatro), seção "Abra a boca" (onde os alunos podem reinvindicar seus direitos, criticar, propor, ou felicitar), uma seção de curiosidades), seção destaque do mês (com entrevistas de um educador ou servidor da escola), dicas de estudo ou do vestibular, enquetes, humor, charge, recadinhos, etc. O importante e ver o interesse do público.

Decleva disse...

Olá professora,sou Eliane e ministro aulas de língua portuguesa tanto no ensino médio como no fundamental no interior do estado de Rondônia, na cidade de Buritis.Sei o quanto esse trabalho nos ajuda a transformar e melhorar nossos alunos. Para esse ano de 2012 estamos, eu e outra professora também da disciplina, encarregadas de desenvolver o projeto do jornal na escola Marechal Rondon, gostei muito do seu e se nos der licença iremos usá-lo ,mas pretendo além dos sugeridos, incluir o jornal falado é que temos a radio escolar, acredito que assim poderei envolver mais turmas e um trabalho em grupo bastante significativo, pois todos os tipos de jornais mesmo com linguagens e estilos diferentes terão que ter a mesma seriedade e compromisso. Desde já obrigada por partilhar seu trabalho.

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa