Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ser negro é uma questão da cor da pele?

Amanhã, dia 20 de novembro, comemoramos o dia nacional da consciência negra. Dia para se parar, pensar e refletir sobre a questão da negritude no Brasil. Recentemente, uma polêmica protagonizada pelo jogador Ronaldinho me chamou muito a atenção porque ele disse em alto e bom som que não é negro. Será?

A Revista Raça Brasil publicou "Nem mesmo sua retratação serviu para pôr panos quentes no assunto. Quando um dos maiores ídolos brasileiros da atualidade não assume suas raízes, é natural que a pergunta assuma proporções ainda maiores. Cinco jovens deram sua opinião sobre o fenômeno da negritude estar ou não associado à cor da pele"
Leia o que esses jovens pensam sobre este assunto:
Vanessa - Cor da pele não interfere na sua raça. Tenho a pele clara, mas meus bisavós maternos e paternos são negros, por isso falo que sou negra.

Jarbas - O Brasil é miscigenado. O problema no Brasil é que, politicamente, ser negro é ser inferior, basta ver o depoimento do Ronaldinho. Uma criança negra que está sofrendo este primeiro tipo de preconceito também vai querer fazer de tudo para não se sentir negra, porque o ídolo dela não se sente negro. É frustrante, principalmente porque vem de quem poderia dar o exemplo...

Denise - A questão da negritude não está só na cor da pele, está muito mais enraizada nos nossos genes. Muitas pessoas não têm consciência disso. Elas acham que é só a cor da pele que define o ser negro. Somos uns miscegenados. Não tem como negar, nossas raízes, nossa genética, não tem como negar... Quando me aceitei como negra, fiquei mais feliz. Passei a aceitar meu cabelo. Usava cabelo preso ou curto, porque achava horroroso. Agora comecei a usá-lo solto, tomei consciência de que tenho lábios grossos, quadris largos. Acho que foi com a idade. Antes, eu me achava feia. Tentava me esconder. Passei anos lutando contra isso.

Evânio - A questão da negritude é a de assumir-se negro, identificar-se negro, sentir-se negro. É mais reconhecer-se, independentemente da cor da pele. Por que eu posso me assumir negro, embora não seja preto. Sou de uma família numerosa. Sou o mais negro. Tenho cabelos crespos, olhos puxados. Ser negro é sentir-se negro pela da minha ascendência. Acho que o Ronaldinho fez uma declaração sem pensar.[...] O negro nem era considerado gente. Um dia nos deram a liberdade, deixaram-nos na rua e não nos deram escolas nem oportunidade.

Emerson - Muitos acham que, ser negro ou não, funciona de acordo com a cor da pele. A miscigenação é importante. Mas, como o Evânio falou, a condição de ser ou não ser negro é muito individual. A gente tem que se identificar com a cor, tem que se identificar com o que é ser negro, que é algo que vai muito além da cor da pele. É uma questão de coragem e de opinião. Ser negro envolve cultura, antepassados, envolve atitude, coragem, o ato de se autodeclarar negro.


E você qual sua opinião sobre este tema? Você se assume como negro?
Crédito da imagem: Profa. Maria Monteiro, da Escola Municipal Sílvio Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa