Pages

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Assim nasceu Marituba...

A história de Marituba remonta à segunda metade do século XIX, quando o governo provinciano planejava a colonização da Região Bragantina e a implantação de uma estrada de ferro que deveria fazer a ligação entre os núcleos coloniais que iriam ser fundados. Naquela época, os limites de Belém estendiam-se até onde hoje estão as microregiões Bragantina, Guajarina e Salgado.
Foi essa estrada de ferro deu origem ao município de Marituba. O governo imperial cedeu uma faixa de seis léguas de terra, no século XIX, para que o governo provinciano desse início ao sonho de povoar a zona Bragantina. Com isso Marituba nasceu em função da Estrada de Ferro de Bragança - ferrovia com 293 quilômetros de extensão, suas obras duraram 25 anos. Os primeiros 29 quilômetros de trilhos foram implantados em 1904, antes disso o acesso à região era feito exclusivamente por via fluvial.
Por volta de 1905, quando a via-férrea já se encontrava nas imediações da cidade de Capanema, o governador Augusto Montenegro iniciou a construção das oficinas dos trens da Estrada de Ferro de Bragança. Com suas instalações quase concluídas, percebeu-se a necessidade da construção de uma vila de casas, para abrigar seus operários de manutenção e demais funcionários dessa Estrada.
Os trabalhos de construção da referida vila foram concluídos em 1907. Coube ao Dr. Swindeler diretor da companhia construtora, em conjunto com outras autoridades e futuros moradores, a responsabilidade de inaugurar a Vila Operária, dando origem ao povoado de Marituba.
Suas terras pertenciam ao município de Belém. Com a criação do município de Ananindeua, em 1943, passou a pertencer ao novo município e em 1961, passou a pertencer ao município de Benevides.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom conhecer mais a historia de Marituba, melhor ainda é a saber que esta pesquisa e fruto do esforço de jovens estudantes

robson disse...

Sinto orgulho em dizer que meu pai , Sebastião da Rocha, foi participante deste crescimento

Anônimo disse...

Robson não acreditoooo!!! vc é filho do Seu Sabá???

Anônimo disse...

PUTISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa