Pages

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A bandeira de Marituba

A bandeira do município de Marituba foi criada pela lei municipal n° 12, de setembro de 1997, na gestão do primeiro prefeito constitucional, Fernando de Souza Corrêa.
As cores são: azul celeste, verde, branco e vermelho. O azul celeste simboliza o céu. O verde, com o qual se escreve ”Marituba Pará”, simboliza as matas. A tarja branca, sob a circunscrição ”Marituba Pará”, o rio Amazonas. As duas listras brancas simbolizam respectivamente, os rios Guamá (listra branca superior) e Mocajatuba (listra branca inferior).
As listras vermelhas simbolizam as 3 tentativas de emancipação. A bandeira também apresenta 3 estrelas. A primeira estrela, que apareceu na parte superior, representa Marituba. As duas estrelas que ficam na parte inferior simbolizam, respectivamente, Ananindeua, (estrela no canto inferior esquerdo) e Benevides (estrela no canto inferior direito).
Hoje, Marituba, apesar de sua “independência-político-administrativa”, ainda precisa mudar muita coisa. Sua população sofre com o alto índice de violência, falta de saneamento básico e falta de uma política voltada realmente para os interesses e necessidades da população.


2 comentários:

Anônimo disse...

e meu município

Anônimo disse...

Com muito repeito este lugar que me acolheu desde de 1989.

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa