Pages

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Saudades da antiga Marituba...


Antiga Maria fumaça que circulava de Belém a Bragança e a Estrada de ferro em Marituba

Estação de Marituba e as casas dos operários da oficina de manutenção da ferrovia

A caixa d'água, a vila operária e a estação de Marituba, ao lado a caixa d'água em janeiro de 2008

Oficina de manutenção dos trens em Marituba (hoje sedia um Batalhão da Polícia Militar) e a antiga Igreja da Matriz

Boas Recordações
"Chego a Marituba, onde recupero o leito da antiga ferrovia, que passava ao lado da caixa-d'água, que por ser a mais antiga não é de concreto armado. Mas é muito mais bonita justiça se lhe faça. O reservatório, que me parece de cobre - a julgar pela durabilidade e pela cor azinhavrada - está intacto. Do outro lado ficavam as oficinas da estrada de ferro, onde hoje é a EMATER. As oficinas eram enormes e nelas trabalhavam muitos operários. Marituba era, na verdade, uma vila operária da ferrovia. Perto da igreja havia casas antigas, sólidas, cobertas de telhas francesas - como as que ainda hoje existem na EMBRAPA, antigo IPEAN - destinadas aos que trabalhavam na ferrovia e nessas oficinas. Nunca entrei nas oficinas, mas já vi fotos dos seus equipamentos. Os tornos mecânicos eram imensos. Imagine o que era tornear uma roda motriz de uma locomotiva. Essa oficina era o que de mais avançado havia em transporte terrestre e por ela se pode medir o grau de inserção da economia paraense na economia mundial. Muitos dos avanços tecnológicos aqui chegavam rapidamente. Era, bem comparando, como se hoje tivéssemos aqui um TGV francês ou um trem-bala japonês.
José Maria Quadros de Alencar
Fotos publicadas na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957

5 comentários:

FRANK LAURO!! disse...

Vivo em Marituba, principalmente, nasci em Marituba e tenho por este pedaço de chão um imenso Amor com "A" maiusculo. também tenho saudades das nossas coisas só de ouvir os mais velhos falando, de tudo o que não se preservou ficarão apenas estas fotos em preto e branco, pois, ainda não tivemos um administrador que Marituba merecesse. Vejo os nossos rios que se acabaram, foram assoreados pela ganância e o descaso. nossos monumentos que já se perderam no tempo. até os nomes das nossas ruas e logradouros nos foram roubados como exemplo a praça da saudade, hoje praça almir gabriel também conhecida como praça da matriz. de resto fica aqui só o lamento.
parabeńs pela atitude de cantar a nossa amada e maltrada terra Marituba.
Frank Lauro

EEEM. "Prof. José Edmundo Queiroz" disse...

É verdade Frank Lauro. O povo de Marituba precisa eleger bons representantes, que trabalhem realmente pela cidade e pelo povo. Chega de violência, de corrupção e de descaso, não só em Marituba, mas em todas as cidades do Estado!

Unknown disse...

gostei muito das fotos, sempre guis saber sobre meu municipio obrigado.

Anônimo disse...

PELO DECORE DO TEMPO MUINTA COISA MELHOROU EM MARITUBA E CLARO
PRA MELHOR
MAS MARIRUBA AINDA TER UM BOM PREFEITO K, NÃO SO PENSE EM SI MESMO E PENSE DI FATO NO MUNICIPIO E FASA A SUAS ABRIGASÇ~ES DE PREFEITO,.,,.,,.

Anônimo disse...

esse comentario postado por utimo,so pode ter cido escrito por alguem muito mané,q não sabe o q esta realmente acontecendo cm o municipio,meu tem partes daqui q esta esquecido pela atual administração.fora os erros de português né

Postar um comentário

 
 

Blogger


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa